domingo, 6 de março de 2011

Eon Fanerozoico

Na escala de tempo geológico, o Fanerozóico (grego: (phaneros = visível) + (zoikos = vida)) é o éon geológico que abrange os últimos 543 milhões de anos.[1] Tem início após o Cambriano no éon Proterozoico com o surgimento de vários animais de concha e é o éon ao longo do qual a abundância de vida é maior.
A fronteira entre o Fanerozoico e o Proterozoico não está claramente definida. No século XIX ela coincidia com o aparecimento dos primeiros fósseis metazoários abundantes. Porém, foram identificadas várias centenas de taxa de metazoários do Proterozoico desde o início de estudos sistemáticos destes seres na década de 1950.

Subdivisoes
divide-se nas eras (da mais antiga para a mais recente):
Principais acontecimentos:

Aparecimento rápido de numerosos filos animais; a evolução destes filos para formas diversas; o aparecimento de plantas terrestres; desenvolvimento de plantas complexas; a evolução dos peixes; o aparecimento de animais terrestres; e o desenvolvimento das faunas modernas. Durante este período de tempo, os continentes derivaram, eventualmente colididindo para forma Pangeia e dividindo-se em seguida nas massas continentais atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário